A falta de capital para tirar uma ideia do papel e torna-la real é um mal que prejudica muitos empreendedores. Antes de buscar os diversos bancos em busca de um empréstimo – muitas vezes a juros que o negócio não vai suportar – é bom verificar se algum investidor teria interesse em injetar capital no seu projeto. É claro que a busca pelo investidor ideal deve ser realizada de forma rigorosa, buscando referências para dar o start nos seus negócios.
Nos dias de hoje, muito se fala sobre investimento anjo, Fundos de Investimentos, Empresas de Participações, Club Deals/Investiment club, entre uma série de outros tipos de investimentos. Devido a tantas opções disponíveis no Brasil é difícil escolher qual é a ideal para o seu negócio.
Tudo vai depender do estágio que sua empresa se encontra, porém, algumas informações relevantes devem ser apuradas na hora de escolher o investidor certo para o seu negócio.
Para entender melhor sobre o investidor ideal vamos falar sobre o ‘‘investidor anjo’’, mas o que são os ‘‘investidores-anjo’’?
Historicamente, o termo foi criado em 1920, referindo-se aos patronos no setor teatral que bancavam os custos de produção na Broadway. Também podemos dizer que o indivíduo que investe em um negócio em sua fase inicial e assume todos os riscos é como um “anjo da guarda”, por isso o termo “investidor-anjo”.
Este investidor é essencial para o sucesso do empreendimento, pois, além do investimento financeiro, o qual representa um percentual pequeno de seu patrimônio, em média de 5% a 10%, ele agrega sua experiência e atrai novos investidores através de seu networking profissional e pessoal.
Grandes empresas internacionais tiveram em seu projeto inicial a participação de investidores-anjo, tais como: Google, FedEdx, Facebook e Apple.
Nos últimos anos houve um crescimento no número de investidores dessa modalidade no Brasil, o que levou ao surgimento de plataformas que têm como objetivo intermediar investidores-anjo e startups, tais como Broota e Anjos do Brasil.
O que os investidores chamam de startup?
Startup significa o ato de começar algo, habitualmente relacionado com companhias e empresas que estão começando suas atividades e que buscam explorar práticas inovadoras no mercado.
Significava um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro.
Resumidamente, a definição mais atual e que satisfaz diversos especialistas e investidores é a que diz que ‘‘uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza’’.
Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio revolucionário.
Montei uma startup, e agora?
As primeiras empresas a seguir o modelo startup começaram a aparecer no Brasil no começo do século XXI, sendo que a partir de 2010 este ramo apresentou um crescimento vertiginoso, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups – ABStartups.
O importante é ter um conceito claro e original na mente e no papel para dar os primeiros passos. Procure fatores que torne sua solução realmente singular.
Certifique se algo parecido já está sendo feito e como está sendo feito.
É importante pensar em como essa ideia seria aplicada e possivelmente reproduzida no futuro.
Aprenda mais sobre como gerir um negócio
Independentemente do quão genial for a sua ideia, qualquer startup precisa montar um plano de negócios onde será possível ver exatamente como a empresa pretende ser rentável.
Além de nortear as ações do empreendedor, essa é uma ótima forma de apresentar a possível lucratividade para investidores.
Um dos aspectos mais importantes para se iniciar e operar uma empresa de sucesso são os serviços de contabilidade, é fácil se ocupar com o nome comercial que atraia os clientes, um atendimento diferenciado que satisfaça seus consumidores, sem contar em todo glamour para projetar o site do seu novo negócio.
Entretanto, sem uma sólida compreensão dos números e sem a conformidade com fisco, o negócio não terá longevidade.
Outro motivo muito importante para você contratar uma empresa de assessoria contábil especializada em serviços de contabilidade para startups é o fato de existirem vários investidores de olho em sua Startup, e que, dependendo da situação, podem optar por não investirem em seu negócio em função da ausência de relatórios contábeis consistentes ou até da descoberta de um passivo tributário que você — como gestor — não fazia ideia da existência.
Tenha um discurso na ponta da língua
O pitch (uma palavra em inglês para discurso do vendedor) precisa ser curto, claro, contar sua história, mostrar como sua ideia traz a solução para um problema e – é claro – mostrar que ela é financeiramente atrativa para o futuro parceiro de negócios.
É uma ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores. O tempo de apresentação é curto (entre 2 e 3 minutos) e deve trazer informações que sejam capazes de chamar a atenção. O objetivo é conseguir mais tempo para conversar depois desse primeiro minuto de apresentação.
Tenha sempre um pitch bem treinado e conciso, leve sempre informações relevantes e aumenta suas chances de chamar a atenção do investidor.
Para aprender a elaborar um pitch, sugerimos o capitulo “O Pitch (Quase) Perfeito” do livro digital “Dicas e Segredos para Empreendedores”, que pode ser lido em qualquer computador (Windows ou Mac), Tablet (Kindle, iPad ou Android) ou ainda em Smartphones (iPhone, iPod ou Android).
Bom, agora temos a certeza de que você está preparado para dar os primeiros passos e montar sua startup. Seja o mais novo empreendedor do mercado!
Você não precisa seguir sozinho por uma jornada que pode ser trilhada em parceria, com troca de experiências e através de um serviço prestado com excelência. Que tal conversar com um de nossos especialistas?
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